Blog

O que está incluso num Projeto Arquitetônico?

Publicado em 07/12/2020 532 visualizações

Para começar, essa pergunta pode ter muitas variáveis de resposta porque a Arquitetura é vasta e permite a nós, arquitetos, licença poética para trabalharmos da maneira que entendemos sermos melhores para vocês, clientes.


Mas há sim(!) uma sequência lógica que é quase lugar-comum entre todos aqueles que optaram pela parte de projeto para construção – um passo a passo básico que permitirá ao cliente obter êxito de forma racional minimizando o desperdício de tempo (e muitas vezes, dinheiro), e sem ter que recorrer a outros escritórios para Projetos Extras.


Aqui falarei do nosso processo interno - que optamos por ser um pouco diferente para que possamos otimizar etapas.


1- Levantamento: são as medidas que tem seu terreno, sua casa, seu bangalô, seu comércio, e sobre os quais nos debruçaremos após a reunião de briefing com você.


2- Estudo Preliminar: analisamos os possíveis caminhos que nos levarão a executar aquilo que você nos pediu de maneira a utilizar de maneira exponencial aquilo que já existe no local, como iluminação natural, topografia, etc.


3- Anteprojeto (ou Maquete Eletrônica): é gerada uma simulação volumétrica daquilo que entendemos sobre o que você nos pediu; aqui é a hora de você enxergar em 3D a casa e seu layout proposto, sugerindo as alterações que deseja.


4- Projeto de Aprovação: enquanto os Projetos Complementares são desenvolvidos, começamos a trabalhar para que seu projeto obtenha aprovação (da Prefeitura e/ou do Condomínio) – e isso quer dizer que verificamos e adequamos as leis e normas solicitadas para que não haja nenhum entrave no andamento do projeto.


5- Projeto Executivo: com os Projetos Complementares e as Aprovações, podemos gerar o Projeto Executivo que é o documento final sobre o qual tudo se apoiará para acontecer.


6- Acompanhamento para Especificação de Compra de Materiais: está incluso no nosso contrato meu acompanhamento durante as compras para que o cliente possa ter o acabamento conforme o escolhido durante a elaboração do projeto, ou caso queira alterar, que tenha atendimento especializado a respeito das especificidades de cada escolha – acompanhamos tantas obras que sabemos o que pode ser trocado sem perda de objetivo e da qualidade.


7- Levantamento de Orçamento: esse é complemento do último e consiste em posicionar nosso escritório entre cliente e fornecedor, tentando ajustar as conversas, opções e valores, para que todos consigam atingir o objetivo da melhor maneira.


É um processo longo, um namoro como costumo dizer, de aproximadamente 1 ano. Mas vale a pena o esforço da convivência e da paciência em encontrar sempre a melhor opção, e principalmente, aquela que seja possível de executar sob todos os aspectos. O saldo é sempre positivo.
 

Rua Barão de Piracicamirim, 1548 | Piracicaba SP WhatsApp 19. 98450 0394