Blog

Qual a diferença entre Projeto de Interiores e Decoração

Publicado em 05/11/2020 377 visualizações

 A Arquitetura é extremamente versátil, e é muito provável encontrar arquitetos que desempenham a função das formas mais variadas possíveis dentro desse leque de opções que a profissão permite.
Nesse ínterim, é importante ressaltar algumas dúvidas que são recorrentes, como a diferença entre Projeto de Interiores e Decoração.
Segundo o CAU - www.causp.gov.br/ - (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), o Projeto de Interiores é uma “intervenção detalhada nos ambientes internos e externos que lhe são correlatos, definindo uma forma de uso do espaço em função do mobiliário, dos equipamentos e suas interfaces com o espaço construído(...)”.
Já a Decoração é algo mais superficial, ou seja, aquilo que vai compor decorativamente a estrutura interna do projeto, como móveis, cortinas, almofadas, papéis de parede, revestimentos decorativos, luminárias, e tudo que englobe a fase final de um projeto, aquele que se inicia quando todos os prestadores de serviço entregam o que lhe foi confiado no tocante à estrutura fixa do projeto.
Trocando em miúdos: o Projeto de Interiores “organiza” a casa para a Decoração.
Afinal, um lustre (decoração) só pode existir se antes um ponto elétrico (projeto de interiores) for dimensionado. Ou ainda, o armário planejado da cozinha (decoração) só pode receber o micro-ondas se antes houver o planejamento das tomadas elétricas (projeto de interiores), essencialmente de forma que não haja vários fios pendurados para lá e para cá.
O modo como cada escritório trabalha e oferece seus produtos ao público é determinado, principalmente, pelo gosto e pela aptidão do arquiteto/a.
Muitos escritórios entregam as plantas e os cortes, outros, além desses últimos também os projetos complementares, e os de Interiores, e há ainda aqueles que entregam a casa pronta para se habitada, com as almofadas já afofadas e os quadros pendurados.
Você, como cliente, pode optar por executar tudo com um escritório somente, ou delegar cada fase a um determinado escritório – o que não é incomum também.
De um modo ou de outro, o importante é que você como cliente se sinta satisfeito ao final, e entenda que o todo é feito de partes, e assim sendo, participe de cada uma delas.

Rua Barão de Piracicamirim, 1548 | Piracicaba SP WhatsApp 19. 98450 0394