Blog

Para que serve o Projeto Estrutural

Publicado em 19/03/2019 28 visualizações

 Não caia no conto

 
É muito comum, as pessoas construírem casas sem um projeto estrutural alegando que o empreiteiro sabe dimensionar a estrutura.
Porém, o que mais se vê são vigas, pilares e fundações superdimensionadas, como casas de 2 pavimentos construídas com estrutura dimensionada como se a construção fosse um prédio. 
Após a elaboração e aceitação do projeto de arquitetura pelo cliente inicia-se o chamado cálculo ou projeto estrutural. Este se refere ao dimensionamento das estruturas (lajes, vigas, pilares e fundação) que irão sustentar a edificação. Com objetivo de, basicamente, garantir três fatores fundamentais na construção: Segurança, Economia e Durabilidade.
O projeto estrutural é o cálculo que vai definir a estrutura necessária para a sustentação da construção. Tem o objetivo de prever o comportamento das estruturas em relação aos esforços aplicados a elas, além de possíveis deformações ao longo da vida útil delas.
O equilíbrio ideal entre a segurança, economia e durabilidade de uma construção é certamente alcançado numa elaboração desse tipo de projeto. Se trata de um investimento inicial e não de um custo desnecessário como pensam alguns construtores.
“Ah, mas isso o meu pedreiro faz! E ele garante que nunca vai cair…” – o importante é você não cair nessa.
Rua Barão de Piracicamirim, 1548 | Piracicaba SP Fone 19. 3375 1398 WhatsApp 19. 98450 0394