Blog

Conforto térmico nos projetos

Publicado em 25/02/2019 167 visualizações

 A noção de conforto em um projeto vai além do tamanho do espaço e da escolha da decoração ou cor da parede.

O conforto vem muito da eficiência térmica e o cuidado ao projetar um ambiente com a insolação certa, o bom aproveitamento de recursos como ventilação e sombreamento.
Outro fator imprescindível é a especificação de materiais, permitindo conforto térmico àqueles que nesse local transitam/habitam para que suas atividades possam ser perfeitamente executadas.
É impossível afirmar qual a temperatura ideal de conforto térmico em um ambiente. É comum as pessoas relacionarem o conforto térmico à temperatura do ar, porém o número de variáveis que influenciam no conforto térmico é muito maior do que apenas a temperatura. Temos as variáveis ambientais e biológicas, individualmente percebidas.
É importante priorizar nos projetos as estratégias passivas de condicionamento térmico – as condições que o próprio ambiente oferece.
Em tempos escassos como os nossos, onde a consciência e percepção do todo têm nos chamado à baila, é mais do que necessário percebermos o entorno com olhos de respeito e nos colocarmos em condição de seres pensantes que somos.
Isso é arquitetura - é colocar em prática conhecimento e oportunidade em prol do melhor antes de sair planejando os pontos para todas as máquinas de ar-condicionado sem critério das oportunidades naturais.
Como gostamos de repetir sempre: ação sem conhecimento fatalmente tem prazo de validade curto.
Rua Barão de Piracicamirim, 1548 | Piracicaba SP Fone 19. 3375 1398 WhatsApp 19. 98450 0394