Blog

Como escolher o tapete

Publicado em 02/07/2018 178 visualizações

Tapetes são itens importantes na décor, porém sua escolha deve ser feita quando a base da decoração já estiver delineada e as peças maiores já estiverem no local; assim dá prá sentir como o tapete entrará no ambiente e como ele deve ser, para que fique proporcional ao espaço e crie harmonia. Tá na hora de comprar o seu? Então, pegue uma trena e se ligue nas dicas:

1- Não fica bom encostar o tapete nas paredes: eles devem ficar soltos e emoldurados pelo piso e não devem avançar pelas passagens.

2- Na sala de estar, a medida é o sofá: o tapete deve avançar de 20 cm a até no máximo a metade da profundidade. Para a largura, nas laterais deve sobrar, no mínino, 30 cm de cada lado para acomodar poltronas e mesinhas.

3- O tapete deve ficar afastado de estantes ou móvel de tv, de 5 cm a 15 cm.

4- Para a mesa de jantar, só use se o modelo tiver 1 m a mais que a mesa, pois assim ele não ficará embolando com arrasta-arrasta das cadeiras.

5- Os tapetes orientais são atemporais e têm status de obra de arte, sendo assim, combinam com todos os ambientes.

6- Os de fibras naturais como o de sisal, são ideais em decorações rústicas e/ou despojadas.

7- Os tapetes sintéticos, normalmente de nylon, são largamente usados por se adequarem bem a variados tipos de decoração e serem fáceis de limpar.

8- Tapetes estampados dão vida e personalidade à decoração, e devem ter pêlo baixo e ser usados com sofás lisos para não perder a definição e carregar demais.

9- Modelos em couro animal, com seu formato original, têm sido vistos em várias resvistas nacionais e internacionais – devem, diferente dos outros, ser usados soltos no ambiente ou sob móveis que não os cubram totalmente.

10- São tendência os desenhos gráficos e repetidos, semelhantes ao desenho de azulejos e mosaicos – são elegantes e ao mesmo tempo deixam a decoração mais descontraída.

Tapetes nem sempre são práticos e quase nunca baratos, e por isso é importante acertar na escolha. Mas é um investimento que vale a pena, já que faz TODA diferença.

 

Rua Barão de Piracicamirim, 1548 | Piracicaba SP Fone 19. 3375 1398 WhatsApp 19. 98450 0394